Entenda tudo sobre os tipos de fissuras existentes

As fissuras, apesar de ser uma formação comum nas estruturas, é algo que traz bastante desconforto, por ser facilmente perceptível. Além do óbvio incômodo estético, elas representam um ponto vulnerável nas edificações, apesar de serem aparentemente inofensivas. Você conhece quais são os tipos de fissuras existentes e qual a possível causa de cada uma?

Pensando nisso, o blog da Selfdecor preparou este artigo com os tipos de fissuras para que você possa identificá-las e solucioná-las o quanto antes. Assim, você evita que isso se torne uma preocupação.

O que são fissuras? 

As fissuras são deformações que surgem nas paredes de alvenaria como aberturas com até 1 mm. Elas podem surgir por falhas no projeto, execução ou até mesmo nos materiais. Se não forem devidamente diagnosticadas, há a possibilidade de se transformarem em trincas, que são aberturas maiores. 

Quais os tipos de fissuras?

As fissuras que aparecem nas paredes não são todas iguais e é importante entender as diferenças entre elas para resolver o problema com maior propriedade. Os tipos de fissuras variam de acordo com sua orientação: verticais, horizontais ou inclinadas. Saiba mais sobre cada uma a seguir:

Fissuras Verticais

As fissuras verticais geralmente são resultado da falta de resistência na argamassa ou no bloco. Outra causa comum é a junção inadequada entre os materiais distintos de concreto e alvenaria. Logo, se a fissura surgiu devido ao próprio peso da alvenaria, é necessário refazer o serviço.

No entanto, se a fissura vertical apareceu e estagnou, ou seja, não evoluiu, um simples reparo pontual pode solucionar. Para estes casos, é indicado o uso da Fita Fix, visto que não há necessidade de abrir a região afetada.

Fissuras Horizontais

Estes tipos de fissuras normalmente se formam próximos ao teto ou à base da parede, ou seja, ao chão. Na primeira situação, as causas podem estar associadas à falta de amarração da estrutura com a viga superior ou ao adensamento da argamassa de assentamento.

Já quando a fissura está perto da base da parede, a possível causa é infiltração no solo ou recalque do beldrame, que é seu afundamento. Por isso, é importante fazer uma boa impermeabilização do solo antes da construção. 

Fissuras Diagonais

Também chamadas de fissuras inclinadas, as fissuras diagonais aparecem principalmente próximas a janelas e portas. Elas podem ser causadas pelo fato de a carga aplicada na alvenaria ser maior do que a estrutura suportaria ou por falhas nas vergas e contravergas da construção.

Lembrando que estes elementos estruturais são responsáveis por tolerar as movimentações nas esquadrias, porém, quando mal dimensionados e instalados, é normal cederem para a formação de fissuras. 

Fissuras em elementos estruturais

As fissuras que são formadas em elementos estruturais como vigas e pilares não são um bom sinal, alertando para a qualidade da construção do imóvel. Isso porque elas comprometem as características de estabilidade e colocam a estrutura totalmente em risco. 

Dependendo da espessura, elas podem indicar um desgaste/corrosão da armadura, o que é um fato ainda mais preocupante e não deve ser ignorado. O ideal é uma avaliação feita por uma equipe técnica. 

Soluções da Selfdecor para fissuras

A Selfdecor apresenta uma linha específica para reparos na Construção Civil. Quando se trata de aberturas nas estruturas, como os diferentes tipos de fissuras e trincas, nossos produtos apresentam grandes resultados com ótimo custo benefício e praticidade.

No caso das fissuras superficiais, nossa Fita Fix se demonstra como uma ótima alternativa, pois resolve o problema sem a necessidade de quebrar a parede. Além disso, ela oferece alta elasticidade e composição que não se deteriora. 

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui no blog e pelas redes sociais. Receba dicas de outros reparos e entenda como nossos produtos podem te ajudar nestas situações. Estamos contando com sua visita!